Projeto Nacional "Ler+Jovem"

Ler+, Ser+ (2016 - 2018)

Ler + Ser +

O projeto que nos enriquecerá enquanto pessoas

               Pela segunda vez consecutiva, a Escola de Mogadouro foi escolhida para desenvolver o projeto Ler + Ser +, que tão bem sucedido e elogiado foi da primeira vez.
               Por esse mesmo motivo decidi juntar-me e abraçar este desafio que junta novos e velhos, partilhando o saber de duas gerações que, com certeza, muito têm a ganhar com a sua participação neste projeto, que mais do que trabalhar obras e textos, tem como foco partilhar a sabedoria que séniores e jovens têm: partilha de histórias, de emoções, de tecnologias, de pequenas coisas que não custam nada a quem as dá mas que tanta diferença fazem na vida de quem as recebe.
               Acho que vai ser extremamente enriquecedor, em todos os aspetos, esta experiência, este desafio. Vai ajudar-nos a nós, alunos, na medida em que aprenderemos a conviver com os nossos séniores, a partilhar carinho e afeto, que tanta falta faz a tantos idosos que, sozinhos estão no lar, sem visitas, sem calor humano, sem amor.
               Sem dúvida alguma que no fim dos dois anos de projeto teremos muitas histórias para contar – poderemos orgulhar-nos de ter partilhado o nosso tempo com os mais sábios da sociedade. Sim, porque se há fontes que nos podem enriquecer e preencher de forma incomparável são os livros e os idosos, autênticas bibliotecas vivas, que não têm outra coisa senão o seu percurso de vida, por vezes tão árduo e sinuoso foi. Filhos de outra época, de dificuldades que nós, jovens, não imaginamos – somos uns sortudos pelas condições em que vivemos, por tudo o que temos.
               Por estas razões, e para concluir, acho que quando acabar o projeto, todos nós, participantes, seremos pessoas revigoradas, fortalecidas e enriquecidas por tudo o que aprendemos – juntos faremos coisas que definitivamente nos levarão mais além, onde não pensaríamos conseguir chegar, e é isso que seguramente valerá a pena.

Carolina Correia
11º A

Janeiro 2017

Sem comentários:

Enviar um comentário